17 de nov. de 2007

Profissão Cartoon

TIRANDO o mala do Tony, todos nós piramos em quadrinhos. Como é complicado colocar uma historinha inteira da Turma da Mônica, do Tio Patinhas ou de todos os super-heróis que gostamos aqui, vou postar toda semana algumas tirinhas de nossos cartunistas prediletos: Caco Galhardo, Laerte, Adão, Glauco, Fernando Gonsales, Henfil, Alan Sieber, Quino, Bill Waterson, Jim Davis e Dik Browne.

Sempre que a tirinha de um deles estrear, colocarei uma breve biografia do autor para vocês conhecerem um pouquinho mais desses artistas, que com apenas três quadrinhos conseguem expressar toda uma idéia e, na maioria das vezes, levar os leitores à relexão e às gargalhadas.

Vou começar com meu predileto:


FERNANDO GONSALES
Além de cartunista, o paulista Fernando Gonsales, 46, é veterinário. Foi pegando o jeito e o formato dos animais que ele desenvolveu seus personagens, como os ratos Níquel Náusea (sátira de Mickey Mouse), Sábio do Buraco, Rato Ruter e a simpática baratinha Fliti.

Gonsales começou a ser publicado na Folha de São Paulo em 1981, e desde então tem lugar cativo no caderno Ilustrada do jornal. Suas tirinhas também fazem sucesso em jornais de outras partes do Brasil, como Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife. Até Lisboa, Portugal, se rendeu a Níquel e sua trupe.

Com 20 anos de carreira, o cartunista é um dos recordistas de prêmios do gênero, que contemplam tanto o roteiro quanto o desenho - levantou nove vezes o troféu HQ Mix, o mais cobiçado pela turma do lápis. Além dos quadrinhos, o desenhista faz também ilustrações para publicações dos mais variados tipos, e já chegou a ser escalado para escrever roteiros de TV para a Rede Globo.


Níquel na área:



6 comentários:

Anônimo disse...

100%! Quando vc vai postar as tirinhas da Aline????

Anônimo disse...

OBRIGADO pelo 'MALA', viu?!?!??

Anônimo disse...

Mas você é mala Tony!!! A Vickye tem toda razão.

Anônimo disse...

Alguem te chamou na discussão???

Anônimo disse...

Não precisa me chamar. Falo quando eu quiser. Tonto!

Thiago Padula disse...

O Laerte é um gênio filha da puta.

Related Posts with Thumbnails