Einstein e a teoria da relatividade
Como bem disse o mestre gaúcho Mário Quintana, 'O que impressiona, à vista de um macaco, não é que ele tenha sido nosso passado: é este pressentimento de que ele venha a ser nosso futuro'.
Arquibancada do estádio da Fonte Nova, Salvador/Globoesporte.com
AS PESSOAS são do tamanho dos seus sonhos - ou dos seus pesadelos. Não importa se você nasceu em berço de ouro ou numa manjedoura do Oriente Médio: se você quiser e der tudo de si para alcançar suas estrelas, os astros, cometas, meteoros e extra-terrestres reconhecerão sua vontade e te darão uma rapadura, um bolo, uma confeitaria ou um canavial a perder de vista. Vale aqui dar a maiúscula para a palavra Vontade, que na vida põe no bolso a inteligência, a perspicácia, a malandragem e, por que não, até a fé e suas variadas alcunhas. Todas são importantes, de certo, mas sem a primeira elas são virtudes perdidas, como o enxame sem sua rainha.
Se você precisa ter vontade para levantar cedo e ir trabalhar, assistir a uma aula, dar uma aula, recuperar-se de uma contusão, conquistar quem ama - ou reatar um namoro, - largar o vício, treinar o esporte que pratica ou o instrumento que toca, imagine alguém que nasceu sem os dois braços e quer paquerar garotas, aprender a dirigir, jogar bola e tocar violão? Só em sonho!
Pois Tony Melendez sonhou, despertou e colocou sua força de vontade acima de tudo. Como prêmio, levou pra casa o pacote completo do parágrafo acima, adotou duas crianças e saiu da Nicarágua para ganhar o mundo: se apresentou em 28 países e foi parar em Los Angeles, onde mostrou ao Papa e ao planeta que quando se quer muito alguma coisa - aventuras amorosas à parte, - NADA pode impedir o seu caminho.
Senhoras e senhores, com vocês... TONY MELENDEZ!
ENQUANTO LUÍS FABIANO retorna à seleção e sai ovacionado de campo após marcar os dois gols que garantiram a vitória brasileira diante do Uruguai e a tranquilidade de Dunga até junho de 2008, dois outros centroavantes vivem momentos bem menos afortunados. Em outros tempos goleadores implacáveis, ídolos inegociáveis e reverenciados por imprensa e torcidas como Fenômeno e Imperador, Ronaldinho e Adriano vivem hoje o pior momento de sua carreira.
Ronaldinho, que com a ascensão do xará gaúcho perdeu o glamour dos flashes, as capas dos jornais e até o diminutivo carinhoso, não consegue mais ser nem sombra do jogador que assombrou o mundo vestindo as camisas do PSV, Barcelona e Inter de Milão (veja vídeo abaixo). Devido às seguidas contusões, às atribulações com seus affairs e ao excesso de peso acumulado pela falta de treino, o garoto de São Cristóvão passou de craque incontestável a alvo de críticas, e na última Copa foi tão mal que até seu fã número 1, Galvão Bueno, deixou de apoiá-lo. Preterido na última temporada pelo técnico do Real Madrid, Fábio Capello, Ronaldo foi para o Milan de Kaká, outrora fã confesso de seu futebol, e hoje postulante a melhor jogador da galáxia. O valor foi uma bagatela. Para se ter uma idéia, menos do que se pagou pelo por lá desconhecido Alexandre Pato.
Agora, desacreditado e próximo de sua aposentadoria, Ronaldo promete mais uma vez dar a volta por cima. Aos 30 anos, exibindo vasta cabeleira e ainda rechonchudo, tem a chance de mostrar seu valor no ataque do time milanês, calar a boca dos impiedosos críticos italianos e encerrar sua carreira no que seria sua 5ª Copa do Mundo, torneio do qual é o maior artilheiro de todos os tempos, com 15 gols. Será que o Fenômeno ainda tem fôlego e bola para tanto?
Corta para o Brasil. No famoso Reffis do São Paulo, Adriano recarrega as baterias, que se andam com o teor etílico acima do aceitável para um peladeiro, que dirá para o dono do trono que já foi de César Augusto, Marco Aurélio e Júlio César. Assim como Ronaldo, Adriano foi transferido para o exterior de forma precoce. Antes dos 20 anos, ainda conhecido como Scooby-Doo, se destacou no Flamengo, foi para a zicada seleção de Leão e de lá direto para a Inter de Milão. Na capital da moda e dos craques, desfilou seu arsenal de jogadas, força, precisão e principalmente gols: de direita, de esquerda, de cabeça, de bunda. Onde quer que a bola estivesse, lá estava Adriano para estufar as redes. Seu ótimo momento o trouxe novamente à seleção, agora de Zagallo, para a disputa da Copa América. Quem não se lembra daquele gol fantasma aos 46' do 2º tempo contra a Argentina, que levou a partida aos pênaltis e o velho Lobo à beira do infarto?
Quando o destino parecia reservar apenas glórias para o Imperador, veio o 1º baque: seu pai, ídolo e mentor de sua carreira, morre precocemente. Quando ainda se refazia da inesperada separação, brilhando como coadjuvante na conquista da Copa América, uma outra o surpreende: sua mulher pede o divórcio. Aí a casa caiu. O rendimento do atacante despencou, os gols escassearam e, assim como o cara da foto aí de cima, sua participação na Copa da Alemanha foi um fiasco. Foi para o banco da Inter, entrou para a seleção dos piores do ano de 2007 e sua saída do clube é dada como certa.
Acertou na iniciativa de buscar sua recuperação no Brasil, perto da família e de clubes que dariam meio time para tê-lo em campo, nem que seja por alguns poucos meses. Mais jovem que o Fenômeno (está com 26 anos), terá agora 30 dias para se reerguer física e psicologicamente, reaver seu trono na Europa e reeditar na seleção a dupla de sucesso que fez com Luís Fabiano há três anos. E aí, Imperador, tá esperando o quê pra ressucitar o monstro aí de baixo?
Solano Trindade, o poeta do povo
LINDA HOMENAGEM essa que a Vickye prestou à África no Dia da Consciência Negra. Assino embaixo de tudo que foi colocado, afinal de contas sou um defensor ardoroso do fim do preconceito racial (e do quindim da vó dela), e reconheço o tempero, o molejo e o colorido que os negros (afro-descendentes o escambau!) trouxeram à nossa cultura. Meu único senão fica por conta dos parabéns, que passeou por gramados, autódromos, palanques e palcos e não citou nenhum poeta negro.
Solano Trindade, o Poeta do povo
Além de poeta, o recifense Solano Trindade era pintor, teatrólogo, ator e folclorista. É reconhecido como o poeta da resistência negra, sobre a qual dedicou a maioria de sua obra. A locomotiva aí embaixo virou até música da banda Secos & Molhados, espia só:
Trem sujo da Leopoldina
correndo correndo
pra dizer
tem gente com fome
tem gente com fome
tem gente com fome
Piiiii!
Estação de Caxias de novo
a dizer de novo
a correr
tem gente com fome
tem gente com fome
tem gente com fome
Vigário Geral
Lucas
Cordovil
Brás de Pina
Penha Circular
Estação da Penha
Olaria
Ramos
Bom Sucesso
Carlos Chagas
Triagem,
Mauá
Trem sujo da Leopoldina
correndo correndo
parece dizer
tem gente com fome
tem gente com fome
tem gente com fome
Tantas caras tristes
querendo chegar
em algum destino
em algum lugar
Trem sujo da Leopoldina
correndo correndo
parece dizer
tem gente com fome
tem gente com fome
tem gente com fome
Só nas estações
quando vai parando lentamente
começa a dizer
se tem gente com fome
dá de comer
se tem gente com fome
dá de comer
se tem gente com fome
dá de comer
Mas o freio do ar
todo autoritário
manda o trem calar
Psiuuuuuuuuuu!
(poema Tem gente com fome)
Luís Gama, o Amigo de todos
O baiano Luís Gama, poeta e advogado, fez do exercício da poesia motivo para tirar bons sarros dos costumes e figuras da época, e da advocacia uma oportunidade para defender e libertar escravos ilegais. Juntou-se a Rui Barbosa, Castro Alves e Joaquim Nabuco na luta pelo fim da escravidão, e conseguiu sozinho libertar mais de mil cativos. Senso de humor era com ele mesmo:
É renga, magricela e presumida,
Com pele de muxiba engrouvinhada;
O corpo de sumaca desarmada,
A cara de muafa mal cosida;
A perna de forquilha retorcida,
Os ombros de cangalha um tanto usada;
A boca, de ratões grata morada,
Maçante na conversa em mal sofrida;
Senhora de um leproso cão rafeiro,
Que, querendo passar por mocetona,
Se besunta com sebo de carneiro;
Vestida é saracura de japona,
De feia catadura, e de mau cheiro,
Eis a choca perua da Amazona.
(poema Retrato)
Riquelme/globoesporte.com
ÀS VEZES custo a acreditar em algumas coisas que acontecem no futebol. Grandes esquadrões perdendo para times ridículos, escândalos de arbitragem vergonhosos, jogadores atuando contra o time do açougue do Elias para chegarem aos mil gols... Agora, o absurdo da vez: um dos maiores jogadores do mundo na atualidade está SEM CLUBE. É isso mesmo - Juan Roman Riquelme, o jogador mais letal e decisivo do globo, segue afastado pelo treinador do Villareal, e pode pintar em um clube brasileiro na temporada de 2008.
Fluminense e São Paulo, já classificados para a Libertadores, demonstraram interesse em contar com o meia. O Tricolor Carioca já fez inclusive uma polpuda proposta, e a expectativa de Romy Topo Gigio, como é conhecido em sua terra, vestir a camisa do time do técnico Renato Gaúcho é grande. Já o Tricolor Paulista segue pianinho, bem à sua maneira: comendo pelas beiradas e seduzindo os empresários com seus canapés, sua estrutura invejável e principalmente sua capacidade de levantar taças.
Na semana passada, o craque deu uma entrevista dizendo que sua vontade é voltar ao Boca Juniors, clube pelo qual foi campeão da Libertadores três vezes, como bem lembram palmeirenses e gremistas. Ainda não há nada definido, e a julgar pelo ímpeto dos brasileiros - e a queda de qualidade do time da Bombonera - Riquelme deve finalmente exibir seu impecável futebol nos gramados brasileiros.
Baila, Riquelme!
Uno tiquito más?
Juan, Robinho e Kaká/AFP
MAIS UMA PARTIDA modorrenta da seleção fora de casa. Mais uma vez Kaká faz um golaço, um zagueiro é o melhor em campo e Ronaldinho fica devendo. E, mais uma vez, Dunga dá uma aula de previsibilidade na convocação, escalação e nas substituições.
No começo de noite do último domingo, a seleção brasileira não fez por merecer mais que o empate em 1x1 com o Peru, resultado que deixa o time em 3º lugar nas eliminatórias da Copa de 2010, atrás da Argentina de Riquelme e do Paraguai de tanta gente. Abaixo, algumas conclusões tiradas após o apito final do jogo:
- O time peruano melhorou substancialmente. Não sou um espectador assíduo do futebol matchupitchupense, mas há anos não via essa seleção com tanta raça e vocação ofensiva, o que me fez lembrar o bom time do Chile de duas Copas atrás. Jogou de igual pra igual com o Brasil, e sob o comando do técnico José del Solar - habilidoso volante quando jogador - deve ao menos brigar pela vaga na repescagem;
- Dunga precisa ser mais sagaz em suas convocações. Seu time insiste demais em jogadas pelo meio, e as opções ofensivas do banco na partida se resumiam a Diego e Luís Fabiano. Tá na hora de ousar um poquinho, né Dunga? Nilmar, Dagoberto, Daniel Carvalho e Alexandre Pato estão só aguardando um telefonema para darem um upgrade no seu banco;
- Será que nosso treinador não percebe que não dá para jogar com um centroavante isolado? É verdade que o Vágner Love já teve melhores momentos, mas o que custa empurrar o Robinho um pouco mais pra frente e deixar a armação com Kaká e Ronaldinho? Love, Luís Fabiano, Afonso(?!) e a torcida agradeceriam;
- Mesmo só tendo jogado pouco mais de 20 minutos, Luís Fabiano aproveitou sua oportunidade. Correu, trombou, armou, voltou para buscar jogo e deixou o ataque mais agudo. Se bobear, entra com a 9 no duelo da próxima quarta-feira no Morumbi;
- E por falar no jogo de quarta, vale lembrar que Uruguai não é Peru. Se continuar apostando suas fichas no entrosamento da zaga - que não terá Lúcio, suspenso - e nos talentos individuais de Ronaldinho, Robinho e (principalmente) Kaká, Dunga corre o sério risco de sair do Morumbi de orelha inchada com as vaias da arquibancada, que já prepara o coro de 'Rogério Ceni'.
ORA, ORA... Quer dizer que a aprendiz de Cheerleader resolveu embarcar na do Vince e fazer o Top da Marion? Parece até que começou bem, mas vamos ver se ela não escorrega nos próximos, já que seu gosto é beeeeeem discutível.
Dando seqüência ao meu, depois de Angelina e Beyoncé, estendo o tapete para duas leoas, uma do cinema e outra da música. Elas podem ser ultrapassadas pra você, mas pra mim são como ônibus: tão no ponto!
Meryl Streep. Na minha opinião, a maior atriz de todos os tempos. 58 anos de idade, 50 filmes rodados, 14 inicações ao Oscar e muita, mas muita história pra contar. Imagine você jantando com Meryl, tomando sorvete, jogando videogame? Essa mulher deixa qualquer um louco. Louco de raiva (O Diabo veste Prada), de dar risada (Terapia do Amor, A Morte lhe cai bem), de paixão (As Pontes de Madison), de vontade de decifrar (As Horas, A Casa dos Espíritos) e de desejo (A Escolha de Sofia, Adaptação). Pode não ter uma beleza convencional, mas por onde vai carrega seu jeito simples, espontâneo e encantador, como você pode ver na entrevista abaixo.
Madonna está para o pop assim como Meryl está para o cinema. Quem um dia imaginou que uma tampinha de 1,50m de altura e os dentes da frente separados pudesse causar tanto furor? Sua fama de bad girl e suas performances memoráveis lhe renderam - além de milhares de tentativas de seguidoras frustradas - o posto de rainha do pop e diva do público GLS, oito Gremlins, 21 aparições nas telas de cinema e a impressionante marca de 270 milhões de discos vendidos (aposto que em sua casa tem pelo menos um). Madonna é tão quente, tão sexy e tão pop, que um simples beijo em Britney Spears aos 47 anos fez os patetas Eminem, Puff daddy, Justin Timberlake e o mundo inteiro parar para assistir. Quem é rainha, nunca perde a majestade!
Madonna, Britney Spears e Christina Aguilera em ação no VMA 2003:
JÁ FOI comprovado cientificamente que, por mais que goste de calculadoras, dilemas e filosofia, o cérebro precisa daquele tempinho de descanso, para dar uma espairecida e entrar zero bala no próximo pepino que você der pra ele. Como os especialistas no assunto aconselham meia hora de repouso ao dia, inauguro aqui o "Panguar é preciso", espaço criado com dicas das mais variadas procedências para você cumprir sua sesta cerebral.
Todas as semanas postarei uma curiosidade, uma receita, uma galeria de inutilidades, uma rapidinha bizarra ou um joguinho instrutivo que vai lhe proporcionar preciosos momentos de lazer. Aí na linha de baixo vai o pioneiro, espia só:
Sucesso absoluto entre as secretárias, recepcionistas e ratos de lan house do mundo inteiro, o Isketch tomou o lugar do Freecell e da Paciência como o joguinho favorito de todos os que passam o dia na frente do computador. Trata-se de uma versão virtual do lendário Imagem e Ação, aquele jogo que temos que adivinhar a palavra através de mímicas.
Os isketchers disputam em salas de até 10 jogadores. Aqui, os gestos dão lugar a uma lousinha no estilo Paintbrush, e você deve adivinhar o que o outro internauta está desenhando. Sim, o jogo é em rede, e para jogá-lo você deve estar conectado e baixar o Schockwave, coisa que não toma mais que três minutinhos. Depois, basta escolher sua sala, observar uma rodada (as partidas são disputadas em 10 rodadas, com duração de 2 minutos cada no máximo) e mandar bala!
Pra começar co pé dereito:
- Crie um nick e uma senha fáceis de lembrar;
- Quando for arriscar a palavra (pode dar quantos chutes quiser), clique no quadrinho de cima; o de baixo serve para chat;
- Para você também ser um desenhista, não esqueça de desabilitar o ítem AWAY;
- Se a palavra que você for desenhar estiver muito difícil, apele para o botão 'give hint' - ele dará até 3 dicas para os outros jogadores;
- Capriche no desenho - quanto mais jogadores adivinharem seu desenho, mais pontos você soma;
- Há também salas de filmes, animais e outros. Treine nas comuns, depois encare esses mais punk;
- Você pode criar uma sala só para sua galera. Aí a coisa fica mais divertida ainda!
- Caso não esteja em casa, não vá dar um grito de chimpanzé se acertar o desenho - sua professora ou seu chefe não vão gostar nem um pouco de saber do seu novo entretenimento, e o papo do cérebro não vai colar.
Maiores detalhes você encontra lá mesmo, no campo 'Instructions' (em inglês). Qualquer outra dúvida é só me perguntar, tamos aí.
Belezura?!?
Forte abraço,
ESSA idéia do Vince lançar as 10 mulheres TOP (As musas do Vince - I) chamou a minha atenção. Não sou copiona (porque quem me copia são as meninas do colégio), mas decidi também fazer um ranking com os meus 10 homens TOP.
Como a definição do Vince foi bem clara, TOP para mim também é um misto de beleza, charme, inteligência, postura e atitude. Detalhes como covinha na bochecha também contam muito, acho lindo!
Não vou postar logo os 10 de uma vez porque 'é muita areia pra meu caminhãozinho', como aquele mongo falou - até se fosse um Porche conversível eu colocaria todos -, mas é melhor de pouquinho, assim vocês ficam curiosas!
Pra começar com tudo: BRAD PITT. Vamos lá, né meninas? Existe cara mais completinho do que esse? Ele é lindo, um pai super dedicado, ótimo ator (posso citar mil exemplos, como Os 12 Macacos, Tróia, 11 Homens e Sr. & Sra. Smith ), e ainda agüenta o perrengue que passa com sua linda mulher, Angelina Jolie. Ela é a musa mais desejada do mundo, e nem por isso ele faz ceninha na frente da galera. Eu tinha um namorado que um dia leu o meu diário e ficou louco porque eu escrevi que achava o John uma gracinha. Vocês acreditam? E olha que eu sou só a Miss Nova Piripiri. Ele merece um brinde com raspadinha de uva.
Melhores momentos do Brad:
O próximo: MATT DAMON. Vocês podem falar ‘pô nem acho ele tudo isso’... mas vocês já assistiram Gênio Indomável (abaixo) ou algum filme da trilogia Bourne? Garanto que vocês iam se derreter. O que é aquele charme, senhor! Ele só chama menos atenção em Onze Homens e Um Segredo porque ele contracena com o gato do Pitt. Matt é de libra, combina com meu signo! Mas de que adianta? Ele é casado e tem duas filhas. Pensa se ele não é perfeito: conheceu sua mulher em um restaurante onde ela era garçonete, e fez de tudo para conquistar a moça até trazer todos os seus parentes para o casamento em Miami. Não é lindo? Eu me renderia aos encantos dele fácil, fácil! Você não???
Matt em ação:
Bjinhos!
Edmundo/Lancepress