31 de jan. de 2008

Tumorzinho verde


CERTAS PESSOAS TÊM o dom de falar bobagens. Quando são pessoas públicas, então, seu momento infeliz ganha proporções gigantescas, já que a imprensa age como um megafone, sempre pronto para captar as pérolas proferidas por artistas, cantores, locutores esportivos e outras searas de pop-stars. No entanto, os campeões de perder-a-oportunidade-de-ficar-quieto pertencem a outra classe - justamente a que toma as decisões que definem o rumo que o país vai tomar. Sim, os políticos.

Já não é de hoje que os governantes do Brasil falam calamidades em público - Figueiredo e Jânio que o digam -, mas é inegável que nos últimos anos o índice de patacoadas vem crescendo de forma considerável.

O rol de assumidades vai desde o inacreditável 'Estupra mas não mata' do homem-com-um-ovo-na-boca e do famigerado 'Relaxa e Goza' da pimentinha do PT, até a 'Metamorfose Ambulante' do nosso modernoso presidente, passando pelos 'Telespectadores da Rádio Bandeirantes', 'Não podemos julgar um feto', 'Livro bom é livro sem letra' e 'A grande maioria de nossas importações vem de fora do país', todas proferidas pelo mesmo Lula.

A grande maioria delas nós relevamos. Afinal de contas, no Brasil se releva tanta coisa, por que não deixar pra lá os gracejos de nosso espirituoso líder? Já revelar que é bom, nada. Mas vamos deixar o 'momento OMO' no stand by e partir logo ao que interessa.

Em um almoço no Itamaraty nessa quarta-feira, ao ser indagado sobre o incessante desmatamento na Amazônia, Lula soltou o seguinte (leia duas vezes para garantir):

"O que aconteceu, na minha opinião, eu não sou comunicador, posso estar errado... você vai no médico detectar por que você está com um tumorzinho aqui, e ao invés de fazer biópsia e saber como vai tratar, você já saiu dizendo que estava com câncer."

Ao ler essas linhas aqui reproduzidas, tive que resistir ao impulso de dar uma de patricinha da balada, que enquanto masca chiclete de boca aberta solta aquela frase incrível que resume em apenas quatro palavras toda sua surpresa e inconformismo: CARA!! TIPO... COMO ASSIM???

Sim, você está errado, Lula. Chamar a catástrofe que dizima a Amazônia dia após dia de 'tumorzinho', é estar no mínimo desinformado. Ou 6 mil quilômetros quadrados de floresta incendiada (a uma velocidade de um Maracanã a cada 8 segundos) no último semestre é pouco pra você?

O presidente ainda partiu para a defesa dos sem-terra, pecuaristas e produtores de soja, que deixam seus estados secos para usufruirem das mal vigiadas terras amazônicas. 'Não podemos culpar ninguém antes de investigar o que aconteceu. Por fotografia você tem apenas a imagem, e não o que realmente aconteceu. Precisamos acender a lanterna para não permitir que o problema continue crescendo', emendou.

Marcelo Coelho, colunista da Folha de S.Paulo, tratava justamente desse assunto em sua coluna na edição de ontem. Parece até que previra a gafe presidencial:

"A Amazônia não é nossa. A Amazônia no momento é dos que a invadem e devastam. Sejam madeireiros, plantadores de soja, pecuaristas, mineradoras ou fabricantes de ferro-gusa (...) A Amazônia seria nossa se o poder público tivesse condições de impor a lei naquela região, se conseguisse fiscalizar e punir quem promove o desmatamento. Mas o poder público brasileiro não consegue sequer fiscalizar e impor a lei dentro dos presídeos de segurança máxima... Lugares onde, se existe alguma, a fiscalização deveria ser total e o império da lei assegurado à risca".

Ou seja, algo muito maior e mais urgente que um mero ato de 'acender as lanternas'. Um verdadeiro câncer, que teve seu diagnóstico deflagrado há ao menos duas décadas, e que necessita ser combatido de forma incisiva e enérgica.


8 comentários:

Anônimo disse...

Será que mesmo depois de fiascos como o famoso "varre varre vassourinha", os políticos que NÓS votamos vão continuar sendo estúpidos? Mandou muito bem no post, Vickey. Temos que começar a pensar na Amazônia...ou no mínimo organizar uma passeata e tirar esse fulano do poder!

Anônimo disse...

Hahahhahaha...
Acho que tb não é pra tanto, MJ. E me diz uma coisa: sai o Lula entra quem?!?

(silêncio)

Anônimo disse...

Mandou muitooooo bem. Um dos melhores posts (e olha que eu tenho acompanhado todos) do blog. Sem maniqueísmos, mas mto bem estruturado e as critícas fundamentadas. Beijinhos. Parabéns

Anônimo disse...

Mandou muitooooo bem. Um dos melhores posts (e olha que eu tenho acompanhado todos) do blog. Sem maniqueísmos, mas mto bem estruturado e as critícas fundamentadas. Beijinhos. Parabéns

Anônimo disse...

Mandou muitooooo bem. Um dos melhores posts (e olha que eu tenho acompanhado todos) do blog. Sem maniqueísmos, mas mto bem estruturado e as critícas fundamentadas. Beijinhos. Parabéns

Anônimo disse...

Acho que cliquei mtas vezes ehehe

Anônimo disse...

Muito bommmm, neguinha!!!!!!
Parab�ns pela atitude.

Anônimo disse...

CARA!!!! TIPO... COMO ASSIM???

Related Posts with Thumbnails