EM CARTAZ - A Vida dos Outros
DIZEM QUE, a exemplo de seus produtores, os filmes alemães são frios. Discordo: os três que assisti até agora - 'Adeus, Lênin', 'A Queda' e 'A Vida dos Outros' - provam justamente o contrário. São verdadeiros convites a uma imersão na complexidade das relações humanas, tratadas com sensibilidade de fazer inveja a qualquer discípulo de Almodóvar.
Como estou dando um gás nos filmes que ainda estão passando nas telonas, vou dar uma pincelada no terceiro. Mas aconselho de olhos fechados a assistirem os outros dois, verdadeiras pérolas do ascendente cinema alemão.
A VIDA DOS OUTROS ('Das Leben der Anderen', 2006)
Drama, 137 min.
Direção e Roteiro: Florian Henckel von Donnersmarck
Com: Sebastian Koch, Ulrich Mühe e Martina Gedeck
Sinopse: Ministro da Alemanha Oriental, com segundas intenções, ordena que o maior dramaturgo do país (Koch) seja vigiado pelo serviço secreto. O trabalho é designado ao frio Capitão Wiesler (Mühe), que, ao participar do cotidiano do autor, mergulha em sua vida íntima e passa a compartilhar de seus ideais.
Bastidores:
*O orçamento do longa foi de modestos US$ 2 milhões;
*É o grande recordista de indicações da história da premiação anual alemã, concorrendo em 11 categorias.
Oscar: venceu o de Melhor Filme Estrangeiro, em 2007, além de 5 outros prêmios de Melhor Filme e 3 de Melhor Ator (Ulrich Mühe).
Por que assistir: A Vida dos Outros é mais que um filme. Aliás, o que ele menos parece é um filme. Com roteiro e direção impecáveis e atuações contidas no limite do impessoal, fuzila seu consciente e vai direto no sub, mexendo com a emoção e a idéia do que é certo e o que é errado. Ulrich Mühe arrebenta no papel do gélido e solitário Capitão Wiesler, e os diálogos entre os dramaturgos da Alemanha Oriental (brilhantemente reconstituída) são deliciosos. Como diz o cartaz acima, uma Masterpiece. Ou, como diz na terra do chucrute, uma Meisterwerk!
Avaliação: @@@@@ IMPERDÍVEL!!!
Trailer:
5 comentários:
Olha, nesse eu assino embaixo. O cinema nacional poderia beber mais das fontes alemãs, que acertaram a mão nesse Puta Filmaço!
Assisti no ano passado. Tá entre os cinco melhores que vi nesses 11 anos. Bão demais!!!
Esse eu não vi...
Vai comigo Jo-jo?! Eu compro a pipoca!!!
Eu tenho um outro alemão p/ recomendar: Um Amor Além do Muro.
é um romance, ou seja, é BASTANTE sensível.
Filmes europeus geralmete são otimos =]
até os mais "adolescentes", como Albergue Espanhol e Bonecas Russas
;*
Boas dicas Nath, vou pegar pra assistir!
Você viu A culpa é do Fidel???
Beijo!
Postar um comentário