4 de set. de 2008

TOP 8 ou 80 (ou 'Entre tapas e beijos')


PAUL RABBIT É UM SUCESSO. Autor mais traduzido do planeta desde o velho Shakes, vende livros como os litros da coca-cola que se auto-proclamou. Paullus Coelhus, refinado, sábio e grande interlocutor dos mistérios da alma, está sempre entre os Top of Mind do velho continente. Pablo Conejo, então, nem se fala: desde que fez o messiânico trajeto por Santiago de Compostela, filhos, netos e bisnetos do latim o reverenciam como um semi-deus.

Agora experimente exaltar Paulo Coelho em reuniões familiares, conversas de bar ou almoços com os colegas de trabalho. Boa parte deles - senão todos - dirão que é um enganador, de textos rasos e sem estilo; um autorzinho kitsch de auto-ajuda. E o pior: sem terem lido sequer uma linha do Diário de um Mago, Veronika Decide Morrer ou O Alquimista.

Pensando nessa disparidade de paladares e embuído do meu espírito psico-pedagógico, resolvi fazer a lista dos TOP 8 ou 80 - artistas, quitandeiros e personalidades mitológicas que despertam, com a mesma intensidade, amor e ódio de sua exigente freguesia.

Chega mais!


12º LUGAR: JÔ SOARES

Sô Joares é ator, escritor, apresentador, diretor, crítico e humorista. Citado como modelo de homem inteligente por 10 entre 10 vagabas que mostram a chuleta mulheres que fazem ensaios artísticos, o rechonchudo é literalmente um poço de cultura. No entanto, tornou-se comum seu desprezo e pouco caso por convidados de seu programa que não são 'da patota'. Nesse momento, Jô deixa cair a máscara bonachona e parte para seu espetáculo solo de arrogância e prepotência, detectados e reprovados por boa parte da galera da insônia.



11º LUGAR: MILTON NEVES

Um dos mais conhecidos e cabeçudos competentes jornalistas esportivos de sua geração, Milton Neves tinha tudo para virar a grande referência positiva de seu meio. Bem informado, espirituoso e com voz de barítono caipira, soube cavar seu espaço nos mais variados meios de comunicação, tornando-se um dos homens mais bem remunerados e respeitados do show business. Até que as duchas Lorenzetti, os cadeados Pado, os supermercados Sonda e os fios e cabos Sil entraram em sua cabine e o transformaram no intragável Merchan das Neves, o anti-herói que relegou o futebol para encher o cooler de Brahma.


10º LUGAR: CAZUZA


Exagerado. Em todos os sentidos. Poeta e compositor de rara inspiração, Cazuza foi talvez o maior expoente que tivemos do 'faça o que eu digo, não faça o que eu faço'. Os que o compreenderam, imitam seus gestos, cantam suas músicas e propagam seus ideais. Os que o ignoraram, sempre vão considerá-lo um rebelde sem causa, hedonista e inconseqüente. O tempo não pára.


9º LUGAR: CLÁUDIA LEITTE

Só o fato de falar que ela é a ex-vocalista de uma banda de axé chamada Babado Novo já seria o suficiente para quem está lendo descer a barrinha. Olha, Claudinha Leitte pode lá não ser um primor de cantora, mas é hoje a segunda maior show girl do país, com agenda de shows lotada até o final da década, dezenas de capas de revista publicadas, meses na lista top parade das rádios populares e um fã-clube de fazer inveja a muito artista de verdade. Como já diria Jo-jo, gosto é que nem fone de ouvido - cada um tem o seu.



8º LUGAR: ROMÁRIO

Quem vê o Peixe na foto assim, afável e todo prosa com seu oclinhos da virtude, mal pode imaginar a fera indomável que mora dentro de seus parcos 1,68m. Polêmico e com pavio mais curto que perna de mentira esfarrapada, Romário comprou briga com todos que se atreveram a criticá-lo, tirá-lo do trono, ou pior: se recusaram a tocar a bola pra ele. Se futebol é paixão, Romário é o cupido que flechou o coração de milhões de brasileiros. Mas experimenta olhar torto pra você ver onde a flecha vai parar... Diz aí, Animal!



7º LUGAR: GALVÃO BUENO

Galvão 8 ou 80? E lá existe UM cidadão que goste desse pé nos bago??? Aí é que tá - existe, e não são poucos. Se uma pá de gente não achasse que Galvão é emoção e o colocasse no nível das celebridades do olimpo do plim-plim, ele não estaria, há ao menos 10 anos, comendo o medalhão da programação esportiva global. Graças a essas pessoas, o locutor-comentarista-filósofo tem carta branca para dar seus palpites precisos e enriquecedores.


6º LUGAR: DIOGO MAINARDI

Irônico, niilista e sarcástico ao extremo, Diogo Polêmica Mainardi é o Nietzsche dos críticos. Inimigo número 1 de Luís Inácio e do PT, amealhou nos últimos anos fiéis seguidores e inimizades ferrenhas com seus textos veiculados na revista mais 8 ou 80 do país. Um cara que publicou um livro chamando o presidente de ANTA na cara dura - e se saiu incólume - merece com méritos esta honrosa 6ª colocação.


5º LUGAR: RENATO RUSSO

Gênio ou piegas? Inspiradaço ou deprê? Clássico ou uma xerox barata de Morrissey? Renato Russo foi o responsável direto por fazer do Legião Urbana a banda mais desprezada e amada da geração que virou os 80's pros 90's com uma idéia (e um topete lambuzado) na cabeça. Falava de tudo com propriedade e aquela distância artística que só os iluminados atingem, mirando sempre a mente e o coração da juventude que delirava com o sexo verbal - sem preservativo - promovido pela banda.


4º LUGAR: PAULO COELHO
(arribamente legendado)


3º LUGAR: XUXA

Namorada de Edson, Ayrton, Luciano...
E há quem diga que o negócio dela é mesmo o atabaque da rainha da Bahia.
Amante dos baixinhos a ponto de protagonizar um filme amoroso com um deles...
E há quem diga que nas gravações do Xuxa Park ela maltratava e beliscava os pimpolhos.
Reinado absoluto por uma décademeia na programação da Globo...
E há quem diga que Angélica, Mara-Maravilha, Mari e até Paty Beijo eram melhores que ela.
Encostada na emissora há pelo menos 2 anos, depois de apanhar na audiência até para o robozinho do Homem do Baú...
E um dos maiores canais argentinos - onde sua música é cantada até nos estádios de futebol - a contrata para apresentar um programa de auditório em horário nobre.

Ora, se Maria da Graça Meneghel não é 8 ou 80, who is???


2º LUGAR: PAULO MALUF

Espia só a cara de 171 do doutor Paulo. Também, pudera: aos 77 anos, Maluf foi condenado por superfaturamento em todas as áreas que colocou o dedo (desde os tempos de faculdade), protagonizou momentos de tilt geral - como o apoio à ditadura e o famigerado 'estupra mais não mata' - e, se viajar à Europa, tem seu mandato de prisão o aguardando na alfândega.

Ainda assim, o pai do Fura-Fila, do Leve-Leite e da Farmácia do Povo segue com o apoio de 10% do eleitorado paulistano. E consegue a proeza de ser eleito deputado federal com modestos 740 mil votos, mesmo pedindo para nunca mais votarem nele se o Pitta não for um bom prefeito.

AND THE OSCAR GOES TO.........

...

...

...

...

...

TCHAN- TCHAAAAN!!!!!



1º LUGAR: LUÍS INÁCIO DA SILVA

Nunca antes na história desse país tivemos um presidente que fez tanto pelo social, alimentando milhões de bocas famintas e dando oportunidades aos até então alijados da sociedade. Habilidoso com as palavras - apesar do restrito vocabulário -, Lula discursa e deixa o governo no piloto automático, colhendo os frutos do bom momento econômico que vivemos.

O preço para bancar suas façanhas até que saiu baratinho: aparar a barba e a cabeleira, uma boa ducha de guarda-roupa, amassar e jogar fora a cartilha româtica e revolucionária do Partido dos Trabalhadores e responder com fones de ouvido e tapinhas nas costas todos os desaforos que ouve de certos escritores e presidentes fanfarrões.

Tapas e beijos à vista? Certamente.



10 comentários:

Anônimo disse...

Mtooooo maaaas mtooooo bom esse post. Acho um absurdo quem critica sem conhecer. Qdo eu comecei a entender as criticas ao Paulo Coelho, resolvi ler uns 3 ou 4 livros dele. Aí sim comecei a pensar nas criticas e mesmo assim bem de leve...
Agora a Xuxa, galvão, lula, maluf... afffffffff!!!

Anônimo disse...

Eu adooooooooooro a Claudinha Leitte e a Xuxa!!!

Milton Neves??? Bleeeergh!

Anônimo disse...

Pô, eu curto o Galvão.....

Nathália Rodrigues disse...

Odeio a Xuxaaaaaaa Brasil!!!
Na verdade eu nao gosto de boa parte dessa lista aí!
Com excessões de Cazuza e Renato Russo, 80tões.

Anônimo disse...

Renato Russo é depressivooooooooooooooooooooooo! eca!

Unknown disse...

Caraaaca, esse Tony Tabasco é uma figura. Escreve pra kct e é inteligente pra kraio.

Depois te dou um alou para falar de uma idéia. Iguais àqueles brainstorms que a gente tinha nas altas horas do trampo comendo lasanhas alheias e esquecidas
hahaha

Abrasss brother.

Unknown disse...

Ahh, esqueci de falar que eu era muito mais o "rouba mas faz" - todo mundo sabia e ninguém provava que era ele - do que os atuais que roubam com transparência e nada fazem.

XUXA?! depois do dia que eu vi ela limpando o rosto após ter recebido um beijo de um garoto extremamente feliz mesmo em sua cadeira de rodas, concluí com desprezo: "tsc tsc..."

Anônimo disse...

Pô, por que tanta implicância com a Xuxa, gente?

d. disse...

véri gúdi!

leitura dinamica q prende...

acho q isso deveria ser uma saga...

tah, lah vou eu...

poulocoelho? prefiro naum comentar, pois vou parecer uma religiosa louca. ele lah e eu cah!

aqlguns nem mereciam star aih na lista
modinha fora!
apelo fora!

temos q considerar o gabarito d jo naum eh mesmo? afinal, suas qualiades mil saim incomparaveis

cazuza=exemplo
dono de uma poesia sem igual, nosdeu uma liçao de vida. apelativa, mas foi uma liçao!

mainard... adoooro!

RR? genio e piegas! combinaçao honravel

maluf? ai, tenho amigos malufistas, credita? e eles leem esse blog! hump!

e qto ao lula, sim simpatizo com o pt!
panelaço! eba!


lol

Anônimo disse...

Eu amo o Cazuzinha =)))

Maluf e Lula nas 1as posições é um puta paradoxo de nossa sociedade...

Related Posts with Thumbnails