7 de set. de 2008

EM CARTAZ: Linha de Passe

REZA A LENDA QUE um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Hmmmm... Será mesmo? Vejamos.

Em 1998 Walter Salles, um dos mais talentosos e sensíveis diretores do globo, encontrou no pequeno Vinícius de Oliveira sua retina infantil, para refletir o mundo da forma que somente as crianças enxergam. A aposta deu tão certo que Central do Brasil foi um sucesso absoluto de crítica por aqui - e principalmente por lá.

Dez anos depois, o 'destino' coloca um novo Vinícius na vida do cineasta. A bem da verdade, Kaique está mais para o Dadinho de Cidade de Deus do que o menino que, ao lado de Lady Montenegro, comoveu o mundo com suas lágrimas tristes e sinceras. Arisco, malandro e espirituoso, é ele o responsável pelos melhores momentos do filmaço que acaba de estrear no circuito nacional.


LINHA DE PASSE (2007)
Drama, 108 minutos.

Direção: Walter Salles Jr. e Daniela Thomas
Roteiro: George Moura, Daniela Thomas e Bráulio Mantovani
Com: Sandra Corveloni, Vinícius de Oliveira, João Baldasserini, José Geraldo Rodrigues e Kaique de Jesus Santos

Sinopse: em São Paulo, quatro irmãos e sua mãe vivem em um bairro pobre. Cada um a sua maneira e com muitos entreveros, eles vão construindo seu caminho. Dario, um aspirante a jogador de futebol que enfrenta a luta das peneiras; Dênis, um motoboy malandro e sedutor que se torna pai precocemente; Dinho, um frentista que troca os pecados mundanos pela palavra de Deus; e o caçula Reginaldo, que passa boa parte dos dias dentro de um ônibus, zomba dos irmãos e sonha em encontrar seu pai. Todos sob os olhos atentos da corintiana fanática Cleuza, que divide seu tempo entre os filhos, seu time de coração e o trabalho de doméstica.

Bastidores:

*Este é o 3º longa-metragem dirigido em parceria por Walter Salles e Daniela Thomas. Antes dele, a dupla assinou Terra Estrangeira (1996) e O Primeiro Dia (1998);

*Linha de Passe é também o 3º filme em que o diretor Walter Salles e o ator Vinícius de Oliveira trabalham juntos. Os demais foram Central do Brasil (1998) e Abril Despedaçado (2001);

*O filme marcou a estréia de Sandra Corveloni, José Geraldo Rodrigues, Kaique de Jesus Santos e João Baldasserini no cinema;

*Por sua atuação como a mãezona Cleuza, Sandra Corveloni Ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes, desbancando ninguém menos que Madame Jolie.

Por que assistir: Linha de Passe é sem sombra de dúvidas uma das melhores produções nacionais de todos os tempos. A dupla de diretores consegue tirar atuações sublimes de todo o elenco, principalmente de Sandra e Kaique, que não poderiam ter tido estréia mais feliz nas telonas. 

Multiplicidade de mundos, tempestade de insights, mosaico de sonhos. Ao ser atendido na bilheteria, você compra o ingresso para assistir a 1 filme e ganha 5 completamente diferentes. Todos eles acabarão por levá-lo à frasezinha que está logo abaixo do título no cartaz.

Avaliação: @@@@@ IMPERDÍVEL!!!!!

Trailerzinho:




♠ Informações retiradas do site AdoroCinema



9 comentários:

Anônimo disse...

Isso tá me cheirando a Cidade de Deus....

Anônimo disse...

Cidade é imbatível, Jo!
Mas me falaram bem dessa budegae..
Vambora???

Nath Santana disse...

O Filme é realmente bom. Nada de Walter Salles é ruim, pq a preocupação do cineasta com seus filmes não é pouca...muito pelo contrário.
A idéia de que o filme lembra Cidade de Deus é bastante imatura, assim como a idéia de que um longa-metragem possa ser imbativel, pois não se julga arte, muito menos sem ter visto e sem entender de fotografia, pois Cidade de Deus é passado no Rio e retrata uma favela específica; Linha de Passe se passa em São Paulo e procurar explorar a vida dos personagens, naão tanto o local.
No post, o autor diz: "Dez anos depois, o 'destino' coloca um novo Vinícius na vida do cineasta." Se tivesse pesquisado um pouco sobre a vida de Vinícius de Oliveira ou o filme, saberia que o "menino" e o diretor nunca perderam contato e havia um desejo de Walter para trabalhar novamentecom Vinícius, na própria pré-estréia foi dito isso.
Além disso, há a seguinte questão: "Kaique está mais para o Dadinho de Cidade de Deus do que o menino que, ao lado de Lady Montenegro, comoveu o mundo com suas lágrimas tristes e sinceras." Para comparar os MENINOS, é preciso separa-los dos personagens, Kaique não é necessariamente marrento como seu personagem, o garoto estava trabalhando e sendo exigido do direto.

Anônimo disse...

Nath,

Obrigada pelo comentário, vejo que você tem bom gosto para o cinema.

Agora defendendo o postzinho, eu não comparei nenhum momento o filme com Cidade de Deus, nem disse que era imbatível.

Linha de Passe é um filme único, assim como as atuações dos 5 personagens centrais. Kaíque lembra o Dadinho pela malandragem e jeito desbocado, nada mais. E ele foi sim um baita achado do Walter Salles, que encontrou um novo talismã - sem perder o contato com sua jóia original.

Seja bem-vinda ao blog, volte sempre =)

Anônimo disse...

Nath,

Como assim a idéia é imatura? Primeiro em momento nenhum a Holly comparou os dois filmes... Pelo que pude perceber, cada filme a sua maneira são sensacionais! Outra coisa, sou amiga da Marion e sei que a Holly estudou fotografia e cinema. Mesmo com essa 'bagagem', ela não está julgando, foi feita apenas uma crítica! Todos nós podemos ser críticos! E foi só comentários do BEM!
Se você tivesse prestado um pouco mais de atenção nas aspas da palavra destino, talvez soubesse que não foi necessário pesquisar no GOOGLE para saber que Vinícius de Oliveira nunca perdeu o contato com o diretor. Foi apenas uma expressão!

Mesmo assim, "discussões" são sempre válidas!

Sou apaixonada por cinema como vc parece ser! Leia os outros posts da Holly! Veja o que acha! :)

Nath Santana disse...

Gente,
Desculpa mesmo, não queria ofender ngm, mas quando me referi a comparação de filmes ou qualquer comentario imaturo, foi relacionado aos comentarios anteriores ao meu que, diferente do post da Holly, comparavam o filme ao Cidade de Deus. Em momento nenhum me referia a Holly como uma leiga em fotografia, até porque ela não fez nenhum comentario especifico a fotografia de Linha de Passe.
Voltando a Kaique, Vinicius e Walter, só achei equivocada a forma como a colocação foi feita, desculpa se pareci grossa ou qualquer coisa do tipo, não foi a intenção.
Obrigada e desculpa se te ofendi de alguma maneira, Holly.
Amiga da Marion,
Acho que ficou claro que eu não pretendia ofender ngm ou chamar o Holly de imatura ou dizer que ela não conhece fotografia, me refiria aos comentarios anteriores, como já disse. Além do que, longe de mim criticar uma critica (frase bem estranha, mas acho que dá p/ entender), acho que todo mundo tem esse direito, desde que a crítica seja bem embasada (deixando beeeeem claro que eu achei uma boa crítica). Mas, me desculpe, uma coisa que vc não pode me chamar (nesse caso) é de desatenta. As aspas na palavra DESTINO não fazem dela mais ou menos intensa a ponto de mudar seu significado. Se Vinicius tivesse feito teste para o filme e por acaso Walter tivesse escolhido-o, seria "destino", mas não foi bem assim, o diretor ja queria voltar a tabalhar com ele, e diferente do que vc acha, eu não precisei pesquisar no google p/ saber disso.

Bem, é sempre muito bom saber que vc não é a unica maluca por cinema (e que é interessada em cinema nacional) no país! qualquer ponto que queira discutir sobre ou deixar claro ou p/ ver, é só passar no meu blog (está meio abando nado agr, mas eu acho q volto com ele, de qualquer forma, eu geralmente vejo), serão todos bem vindos por lá =]
vou passar a ler esse blog, me parece bastante interessante e descontraido. =]

Anônimo disse...

Nath com bolinha:

De acordo. Não vi o filme ainda, mas tudo que vc colocou aí me pareceu pertinente. E fica tranquila, a Holly adoooooooora que 'critiquem a crítica' dela.

Nath sem bolinha:

Já assistiu 'Desafinados'? Tô curioso pra ver....

Nath Santana disse...

Vince,
Vai ver "Linha de Passe" é mt bom!
E "Desafinados" tbm, eu achei q era só sobre bossa nova, mas tem um conteudo historico tbm....achei mt bom! 'Fica a dica' ;)
;*

Anônimo disse...

Não assisti....neste final de semana quero ver vários! vai lançar Ensaio sobre a Cegueira! uhu!

Related Posts with Thumbnails