21 de set. de 2008

EM CARTAZ: O Mistério do Samba


"Quem suportar uma paixão saberá então que o samba vem do coração"


ZECA PAGODINHO, Beth Carvalho, Leci Brandão, Jorge Aragão. Paulinho da Viola, Reinaldo, Demônios da Garoa, Fundo de Quintal. Quando se toca no pandeiro do samba e em tudo que ele representa, naturalmente você lembrará de algumas dessas figurinhas carimbadas, responsáveis por levar o ritmo às rádios, palcos e lajes desse Brasilzão. Mas de onde veio a inspiração dessa geração, você sabe? Quem foram seus mestres, ídolos, referências?

Entre batucadas, relatos e confissões, o documentário O Mistério do Samba revela esse segredo. Com o charme, simpatia e elegância que só o ritmo - e seus discípulos - têm.


O MISTÉRIO DO SAMBA (2008)
Documentário, 88 minutos.

Direção: Carolina Jabor e Lula Buarque de Holanda
Roteiro: Carolina Jabor, Leonardo Netto, Lula Buarque de Hollanda, Marisa Monte e Natara Ney
Com: Velha Guarda da Portela, Marisa Monte, Zeca Pagodinho e Paulinho da Viola

Sinopse: Marisa Monte adentra a comunidade de Madureira para retratar o cotidiano e relembrar histórias da Velha Guarda da Portela, grupo de artistas de uma das escolas de samba mais populares, queridas e tradicionais do Rio de Janeiro.

♠ Bastidores:

*O Mistério do Samba começou em 1998, quando Marisa Monte pesquisou a obra musical da velha guarda da Portela para a seleção do repertório de seu CD "Tudo Azul";

*Foram rodadas impressionantes 200 horas de filmagens;

*A trilha sonora do filme contém 53 músicas, quase todas de artistas que foram ou ainda estão na velha guarda da Portela;

*Como se pode deduzir pelos nomes, a dupla de diretores têm mesmo berço de ouro: Carolina Jabor é filha do cineasta, cronista e crítico Arnaldo Jabor, e Lula Buarque de Holanda é sobrinho do mais querido e talentoso Chico do país.

Por que assistir: Você gosta de samba? Se emociona ao assistir os desfiles do Carnaval? Fica arrepiado ao ouvir uma bateria de escola de samba, ou emocionado com a dedicação e empenho de seus integrantes, que dedicam suas vidas a elas? Tem respeito e admiração pelos verdadeiros arquitetos da música brasileira? Curte Marisa Monte, Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho?

Se a resposta para ao menos uma dessas perguntas for sim, não perca tempo: reserve uma horinha e meia do seu dia e assista à essa bela e emocionante garimpagem feita por Carolina, Lula e Marisa. Beirando os 80, os senhores-meninos da Portela têm história para virar longas e alegres madrugadas, e muito a ensinar aos que estão dispostos a ouvir e aprender os segredos do metiê - como a frase lá de riba do mestre Noel Rosa, reproduzida no filme pelo não menos valioso Monarco.

Avaliação: @@@@ FILMAÇO!


Trailer:





♠ Informações retiradas do site AdoroCinema





3 comentários:

Anônimo disse...

Agoraaaaaaaa
Uma enorme paixão me devoraaaaa
Alegria partiu, foi emboraaaaaa....

Leonardo Siegl disse...

Texto genial excelente indicação.

Anônimo disse...

Eu assisti e aconselho. Bonito, bonito.

Related Posts with Thumbnails