4 de mar. de 2008

Fábulas do Bran: Banana Molhada


HÁ ALGUNS ANOS, um grupo de cientistas colocou cinco macacos em uma gaiola, e, bem no meio dela, uma escada com bananas em cima. Toda vez que um comilão começava a subir a escada, um dispositivo automático fazia jorrar água gelada, ensopando os demais macacos.

Depois de muitos banhos, a galera ficou ligada: toda vez que qualquer um dos macacos esboçava um início de subida na escada, os outros caíam de pau em cima dele (evitando assim, o banho gelado). Após decorrido certo tempo, nenhum dos macacos se arriscava a subir a escada, apesar da tentação e do cheiro da banana. Os cientistas decidiram então dar início à fase 2: substituir um dos macacos.

A primeira coisa que o macaco novo fez foi... tentar subir na escada, claro! Imediatamente, os outros o puxaram pelo rabo e lhe deram uma boa sova. Após várias surras, o meliante aprendeu a não subir mais na escada, embora jamais soubesse a razão (afinal de contas, nunca tinha levado água gelada no pêlo).

Um segundo macaco então foi substituído, e ocorreu com o suplente o mesmo que aconteceu com o primeiro. O primeiro estreante inclusive participou, juntamente com os demais, da surra no primata desinformado. Terceira substituição, mesmo filme. O quarto e o quinto macaco foram também trocados, um de cada vez - com intervalos adequados -, e dá-lhe surra no novo Kid Banana que entrava pra turma.

No final, o que sobrou foi um grupo de cinco macacos ‘inéditos’ que, mesmo nunca tendo recebido um chuveiro frio, continuava a mandar pedalar todo macaco que tentasse subir na escada.

Se fosse possível conversar com os macacos e perguntar por que davam um couro nos que tentavam pegar as bananas, a resposta seria algo do tipo:

“Olha, eu não sei... Essa é a forma como as coisas são feitas por aqui.”


Qualquer semelhança com seu dia-a-dia é mera coincidência.


*Reprodução e adaptação de email anônimo.





2 comentários:

Anônimo disse...

Qualquer semelhança com meu dia-a-dia é pura realidade!!

Anônimo disse...

Mas esses cientistas....!

Related Posts with Thumbnails