1 de mar. de 2008

Tome uma Brahma, passe Gelol e use fios e cabos Sil!

SE NOS GRAMADOS os Cláudios até hoje ficaram devendo (com excessão, talvez, do argentino Caniggia e do brasileiro Cláudio Adão), na opinião esportiva eles estão com a moral alta. Em tempos de puro amadorismo e comentários imparciais de todas as partes - inclusive de profissionais tidos como os bambas do jornalismo esportivo -, Cláudio Carsughi e Cláudio Zaidan despontam como boas alternativas para os que gostam de informação sem floreios e rodeios.

Zaidan, que não tem orkut, blog, site e sequer uma foto na internet, é comentarista da rádio Bandeirantes. Ao lado do antológico José Silvério, dos ótimos Sérgio Patrick, Mauro Beting, Alexandre Pretzel e do garoto-propaganda Milton Neves, ele integra um dos times mais fortes da rádio atual. Discreto, bem-informado e com sua voz de dublador de desenho animado, o jornalista é um dos poucos que saem do lugar-comum criado pela old-school made in Jovem Pan, dá seus pitacos e emite uma opinião ao mesmo tempo posicionada e imparcial.


Carsughi, que este ano completa 76 aniversários, é uma figura à parte. Italiano de Arezo, veio para o Brasil com 12 anos. Se especializou em automobilismo, mas foi no futebol que veio o reconhecimento dos ouvintes. Comentarista da Jovem Pan AM e do Sportv (foto acima), é dono de uma das vozes mais emblemáticas do rádio (monocórdica, silábica e carregada de sotaque carcamano).

Famoso por suas opiniões preto-no-branco (“Se você não consegue expressar aquilo que pensa em um minuto, pode ficar falando durante o dia inteiro que não vai conseguir”) e pelo refinamento de seus ternos (na redação do Sportv, Carsughi aparece sempre na estica), o jornalista faz da seriedade e da simplicidade as suas armas. Por seu jeitão excêntrico, acabou virando cult, e é hoje tratado por 'mestre' (dos Magos?) nos dois empregos.

Carsughi e Zaidan. Os Cláudios não enrolam, não copiam ninguém e não se submetem à ditadura dos merchandisings. Para quem está ingressando na profissão - ou simplesmente curte ouvir jornais esportivos pelo rádio, como eu -, dois exemplos a serem observados e, particularidades à parte, seguidos.




Um comentário:

Anônimo disse...

Carsughi rules!!!!!!!

Related Posts with Thumbnails