17 de dez. de 2007

A Viola Universitária


DEPOIS DA RESSURREIÇÃO do forró pé-de-serra, do funk descer o morro e invadir todos os ‘apês’; do pagode-chique, das micaretas e carnavais semanais e das xxxperiências feitas nas raves, chegou a vez do mais novo fenômeno pop-teen-juvenil: o Sertanejo Universitário. Os shows promovidos pelos sertanejos, que em 2007 caíram de vez nas graças do público universitário, são verdadeiras festas, onde quem tá dentro quer curtir, e quem tá fora se amontoa nas portas de entrada, na esperança de conseguir um dos últimos ingressos restantes.



Os country stars Edson & Hudson levantam a galera no Tom Brasil


Do lado de dentro, um cenário propício para muita farra e azaração: em cima do palco, orquestra, guitarras, corpo de baile e performances dignas de astros do pop; embaixo, chapéus voando, desfile de botas e cintos, beijos na boca de parar qualquer saloon, e... Epa, pera lá! Vamos com calma que a coisa não foi sempre assim. Para ganhar os redutos que até então torciam o nariz para o gênero, é preciso entender a transformação pela qual o sertanejo passou. Bora?

O sertanejo que ganhou o Brasil na década de 90 graças ao apelo popular de duplas como Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo, Zezé di Camargo & Luciano e até Sandy & Junior, está deveras distante daquele estilo que se valia de uma ou duas violas, de versos simples e inocentes e do sotaque carregado característico para retratar a vida no campo, no interior, no sertão: a vida sertaneja.




Zé Rico & Milionário: onde tudo começou


Para saírem das quermesses e ganharem os palcos do país, as duplas – e seus agentes – perceberam que precisariam dar uma repaginada no visual, no jeito de cantar e principalmente no repertório. Se ninguém quer saber da nossa jangada e do nosso burrico, vamos falar daquele que 999 dentre 1000 pessoas conhecem até fantasiado de Papai Noel: o amor. Ah, o amor! Sentimento bandido e sem freio, o disgramado... Foi falando dele e de seus desenlaces que dezenas de duplas chegaram às rádios populares, às novelas, aos programas dominicais e aos cinemas, montando uma bem-sucedida franquia.

Com o passar do tempo, a coisa acaba mudando de figura. Uns vão tocar seus negócios, outros viram estrela no céu, alguns permanecem na mídia (agora como garotos-propaganda e apresentadores de TV). Mas, como já dizia o bujão, 'o gás uma hora acaba', e deve-se passar o chapéu de cowboy - e as fãs enlouquecidas - para a próxima geração.



A trinca responsável pela expansão e glamourização da viola


Mais modernas e bem assessoradas, as duplas do novo século não só ocuparam o lugar de seus antecessores, como colocaram suas músicas na boca de gente que tinha calafrios quando começava o Sabadão Sertanejo, programa tosco da emissora de Silvio Santos onde sertanejos e convidados desfilavam seus sucessos em playback. Deixaram de lado a cabeleira e o tom choroso, engrossaram a voz, resgataram o country e as modas bem humoradas e apresentaram seu jeito malandro-romântico, muito mais ao gosto do público cativo atual.



Micaretas sertanejas: tem peão, boiadeiro... E mulher pra todo lado!


Com essa fórmula, Bruno & Marrone, Edson & Hudson, Guilherme & Santiago, César Menotti & Fabiano e Victor & Léo, entre outros, abocanharam o filão do circuito universitário, e passaram a incluir as festas de faculdade em suas agendas, que chegam a ter impressionantes 40 shows em um único mês. Vale lembrar que bandas consagradas de pop/rock não chegam a bater sequer 10 shows em seu mês mais farto.


Menotti e Fabiano rindo à toa: seu hit 'Leilão' foi o mais executado do ano pelas rádios populares


Pois é, gente boa... Se continuar nessa toada, o Sertanejo Universitário vai passar a ser também a trilha de filmes, casórios e das disputadas festas de formatura. E seus artistas vão mesmo precisar fazer o tal do leilão - para ver quem dá mais pelo espetáculo.



3 comentários:

Anônimo disse...

BJotinha, onde rola um show para eu lustrar minha fivela com essas moçoilas???

Anônimo disse...

E o Liu & Léo????

Anônimo disse...

Adorooooooooo Sertanejo Universitário!!!! Mas aonde você tirou essa foto das mocinhas de chapéu, BJ??? Posso saber?!

Related Posts with Thumbnails