A Viola Universitária
Os country stars Edson & Hudson levantam a galera no Tom Brasil
Do lado de dentro, um cenário propício para muita farra e azaração: em cima do palco, orquestra, guitarras, corpo de baile e performances dignas de astros do pop; embaixo, chapéus voando, desfile de botas e cintos, beijos na boca de parar qualquer saloon, e... Epa, pera lá! Vamos com calma que a coisa não foi sempre assim. Para ganhar os redutos que até então torciam o nariz para o gênero, é preciso entender a transformação pela qual o sertanejo passou. Bora?
Zé Rico & Milionário: onde tudo começou
Para saírem das quermesses e ganharem os palcos do país, as duplas – e seus agentes – perceberam que precisariam dar uma repaginada no visual, no jeito de cantar e principalmente no repertório. Se ninguém quer saber da nossa jangada e do nosso burrico, vamos falar daquele que 999 dentre 1000 pessoas conhecem até fantasiado de Papai Noel: o amor. Ah, o amor! Sentimento bandido e sem freio, o disgramado... Foi falando dele e de seus desenlaces que dezenas de duplas chegaram às rádios populares, às novelas, aos programas dominicais e aos cinemas, montando uma bem-sucedida franquia.
Com o passar do tempo, a coisa acaba mudando de figura. Uns vão tocar seus negócios, outros viram estrela no céu, alguns permanecem na mídia (agora como garotos-propaganda e apresentadores de TV). Mas, como já dizia o bujão, 'o gás uma hora acaba', e deve-se passar o chapéu de cowboy - e as fãs enlouquecidas - para a próxima geração.
Micaretas sertanejas: tem peão, boiadeiro... E mulher pra todo lado!
Com essa fórmula, Bruno & Marrone, Edson & Hudson, Guilherme & Santiago, César Menotti & Fabiano e Victor & Léo, entre outros, abocanharam o filão do circuito universitário, e passaram a incluir as festas de faculdade em suas agendas, que chegam a ter impressionantes 40 shows em um único mês. Vale lembrar que bandas consagradas de pop/rock não chegam a bater sequer 10 shows em seu mês mais farto.
Menotti e Fabiano rindo à toa: seu hit 'Leilão' foi o mais executado do ano pelas rádios populares
Pois é, gente boa... Se continuar nessa toada, o Sertanejo Universitário vai passar a ser também a trilha de filmes, casórios e das disputadas festas de formatura. E seus artistas vão mesmo precisar fazer o tal do leilão - para ver quem dá mais pelo espetáculo.
3 comentários:
BJotinha, onde rola um show para eu lustrar minha fivela com essas moçoilas???
E o Liu & Léo????
Adorooooooooo Sertanejo Universitário!!!! Mas aonde você tirou essa foto das mocinhas de chapéu, BJ??? Posso saber?!
Postar um comentário