4 de dez. de 2007

Abençoados por Deus

Tião Rocha, o empreendedor social do ano, com os jovens do CPCD



NO EXAME DE Matemática, Leitura e Ciências do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) realizado em 2006 e com resultado divulgado só nos últimos dias, o Brasil ficou em último lugar dos 32 países que realizaram a prova. Representados por 4.800 estudantes de 15 anos (em média) da rede pública e particular, fomos os piores nas três disciplinas, ficando atrás até de países emergentes como Letônia, México e Rússia. "O atraso escolar é o grande problema da educação no Brasil", declarou Paulo Renato Souza, ex-ministro da Educação. Será?

...

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, divulgou recentemente a idéia de dar um prêmio aos professores de escolas públicas que faltarem menos. Já que os salários são irrisórios e as condições de trabalho são precárias, seria razoável eles terem uma bonificação. Triste realidade. “A escola dos sonhos é a que faz o aluno desejar freqüentá-la também aos sábados e domingos”, sonha o antropólogo Tião Rocha, mentor do CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento) e eleito o empreendedor social de 2007.

...

Na pesquisa de IDH da ONU revelada no final do mês passado, o Brasil caiu uma posição (de 69º para 70º), mas apareceu pela primeira vez – assim como Rússia, Macedônia, Albânia e Belarus - na lista dos países de alto desenvolvimento humano. “Somos abençoados por Deus”, disse Lula.

Abençoados por Deus, Lula? Faça-nos o favor! Se essa tivesse saído da boca de Jorge Ben, ainda vá lá. Mas de você, um cara que conhece como poucos as mazelas desse país, a educação moribunda que temos e as desigualdades que tanto denunciou em seus discursos de outrora, quando ‘o Brasil precisava do PT’ e o socialismo ainda não tinha virado ‘coisa de moleque’?


Que tal aproveitar todas as energias que você está despendendo com a aprovação da bendita CPMF para fazer uma revolução na educação, que se não fosse pelos Tiãos Rochas da vida, estaria às traças?

Um país não pode ficar se gabando por ser considerado 'de alto desenvolvimento humano’ enquanto milhares de crianças da minha idade faltam às aulas porque precisam trabalhar, porque não têm vontade de estudar - e porque os professores estão abandonando o giz. Se ser o último dos primeiros é motivo de orgulho, tá na hora de traçar horizontes mais ambiciosos. Ou de passar a faixa.


4 comentários:

Anônimo disse...

Pode passar a faixa pra mim. Toco esse barco de olhos fechados, precisa nem pagar!

Lelo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Deus salve o Luís Inácio. Ele não sabe o que diz, meu pai!

Anônimo disse...

Boa bola, rapaz. Lula sucks!

Related Posts with Thumbnails