29 de dez. de 2007

2007 = Caveira



EM 11 ANOS DE VIDA, eu nunca tinha visto um filme causar tanta polêmica e alvoroço como este... Osso DURO de roer mesmo! Seja pela perspicácia de José Padilha na direção, pela edição 'importada' do igualmente arrebatador Cidade de Deus, pela velocidade das câmeras - que captaram na medida o realismo dos morros e os gestos seguros do elenco de primeira (capitaneado por um inspiradíssimo Wagner Moura) -, pelas gírias dos bandidos e policiais ou pelo Capitão Nascimento, o novo ídolo da molecada, Tropa de Elite se tornou um verdadeiro fenômeno.

Pirateado aos milhões e assistido por tantos outros, o filme virou assunto nas reuniões empresariais, happy hours, faculdades e colégios e serviu de inspiração para praticamente todos os programas da TV aberta. Alçou os antagônicos hits Tropa de Elite ('agora o bicho vai pegar!'), do Tihuana e Rap das Armas ('O Morro do Dendê é ruim de invadir...'), de Mc Cidinho e Doca (ambos abaixo) ao topo das paradas de sucesso; fez o número de 'aspiras' a policiais do Bope triplicar; viu frases e piadas do Capitão Nascimento no céu, no inferno, em Hollywood e em Brasília tomarem conta das mesas de bar, emails e comunidades no orkut.



Lactopurga/Helder Ibanez - Desencannes


Seu papel principal, no entanto, foi levantar a bola da discussão em torno dos problemas do tráfico, da violência nas favelas e da corrupção policial. No ano das balas perdidas, dos assassinatos cruéis (que Deus tenha o pequeno João) e da balbúrdia no Morro do Alemão, a Caveira veio para puxar o pé das autoridades adormecidas e alertar a população: do jeito que está, não dá mais.

Wagner Moura como o Capitão Nascimento: um fanfarrão.






Tropa de Elite (Tihuana):





Rap das armas (Mc Cidinho & Doca):






2 comentários:

Anônimo disse...

Adoroooo Tropa de Elite e o Cap. Nascimento é lindo!!!! Mas o filme assusta...meu irmão não pode assitir!

Anônimo disse...

Capitão Nascimento, lindo?????

BJ, empresta seus óculos pra Cheerleader!!!

Related Posts with Thumbnails