27 de dez. de 2009

TOP PENTS 09': Os Filmes do ano




O CINEMA EM 2009 me chamou a atenção pela diversidade. Enfim tivemos filmes com alma, temáticas variadas, tecnologia a serviço da arte e uma safra de novos diretores que têm tudo para tirar Hollywood da inércia criativa dos últimos anos.

E o Brasil, apesar de passar mais um Oscar sem representantes, surpreendeu com ótimas produções: Divã, Budapeste, Besouro, Jean Charles e Se Eu Fosse Você 2 foram algumas das ótimas surpresas que tivemos este ano. Aguardamos ansiosamente a estreia do 'Filho do Brasil' e o tsunami de críticas e espinafradas que vêm na garupa.

Enquanto isso, aí vai o TOP 10 que fez minha cabeça, ombro, perna e pé:


10_ UP! ALTAS AVENTURAS



Não é de hoje que as animações da Disney/Pixar se tornaram sinônimo de sucesso. UP!, apesar de não reeditar os melhores momentos da franquia (Procurando Nemo, Wall-E, Os Incríveis, Carros, Monstros S.A.), é engraçado, divertido, honesto e com um colorido simplesmente deslumbrante. No aguardo dos extras do DVD, o primeiro da minha listinha para 2010.


09_ DIVÃ



A adaptação do livro da brilhante Martha Medeiros só foi possível porque teve uma intérprete à altura da protagonista da obra. Depois de anos a fio em papéis secundários nas novelas globais, Lília Cabral enfim ganha carta branca para dar seu show. Carismática e divertida, a atriz brilha em todas as cenas, e divide com a grata surpresa Alexandra Richter os maiores méritos desse água com adoçante endereçado às garotas de todas as idades.


08_ AMANTES

                  

Amantes é tão simples, sincero e visceral que incomoda. As ações e reações de Joaquim Phoenix (disparado o melhor ator dramático de sua geração) dão vergonha alheia, e o charme e beleza imperecíveis de Gwyneth Paltrow enchem a tela a cada aparição. Filme para rever e apreciar, com o final mais original do ano.


07_ 500 DIAS COM ELA



A comédia romântica (bem) embalada como cult é uma delícia de se ver. A sintonia do casal central é impressionante, e a forma não-linear de contar a história dá um charme todo especial ao filme. Tacada de mestre do às dos videoclipes Marc Webb, que conta com as atuações irrepreensíveis do fofo Joseph Gordon-Levitt (a cara de Heath Ledger no início de carreira) e da lindésima Zooey Deschanel para entregar um dos melhores trabalhos do ano.


06_ STAR TREK

                  

Lançar novas versões de clássicos do passado é como mexer num vespeiro: a chance de ir parar na lama é gigantesca. Mas quando e trata de J.J. Abrams, as estatísticas vão por terra. Com a segurança e a ousadia dos grandes, o diretor deu uma senhora revigorada na empoeirada série Star Trek, que promete uma sequência ainda mais empolgante nos próximos anos. Duas linhas de elogio para a dupla Chris Pine e Zachary Quinto, que com sutileza e muito carisma representaram Kirk e Spock à altura dos originais.


05_ BUDAPESTE

 

Numa primeira leitura - apesar de escrito com esmero - Budapeste é um livro chato, confuso, repetitivo e cansativo. Quando vi o filme, achei as paisagens tão ricas, as interpretações tão inspiradas e a história tão cheia de sentido que fiz questão de voltar à obra original. Resultado: com o trabalho nada menos que brilhante feito pelas duplas Walter Carvalho - Rita Buzzar (bastidores) e Leonardo Medeiros - Gabriela Hámori (protagonistas), voltei à minha estante e devorei o livro em pouco mais de 5 horas. Ah, Chico Buarque!


04_ ABRAÇOS PARTIDOS

                

Sou suspeita para falar dos filmes de Pedro Almodóvar. Para mim, não há tempo que supere a verdadeira vocação para a arte: ele e Woody sempre estarão duas piscinas à frente dos outros. Abraços Partidos é muito mais que um filme: é uma ode ao cinema. Lá está tudo que o cineasta espanhol aprendeu ao longo dos anos, lá estão as atrizes feiosas e talentosas que ele tanto gosta. E lá está Penélope Cruz, a atriz de maior magnetismo que uma tela viu neste século.


03_ DEIXA ELA ENTRAR

               

Deixa ela Entrar é a grande revelação do cinema em 2009. Em tempos de produções hidrogenadas como Crepúsculo e suas crias, o filme sueco é um sopro de frescor e sangue quente na nuca dos espectadores. Uma história de vampiro feita de carne, ossos e emoções genuínas. E um romance de rara pureza e sinceridade, hoje soterradas por moedas e falsos elogios.


02_ AVATAR

                

Imponente, exuberante, deslumbrante, cativante. Avatar pode não ser lá um primor de história, mas é sem dúvidas um baita dum filmaço. Feito com dedicação e paixão latentes, a obra-prima de James Cameron furou todos os meus bloqueios. É um filme que brinca com a imaginação, acaricia as retinas e fala diretamente com a alma. Efeitos especiais de tirar o fôlego? Sim, estão lá. Mas espero sinceramente que Avatar entre para a história pela mensagem de luta e esperança plantada com um esmero digno de aplausos ao término da sessão.


01_ BASTARDOS INGLÓRIOS

                

Quando eu pensava que com Cães de Aluguel Tarantino havia revolucionado o cinema, veio Pulp Fiction. Quando eu tava crente que com Pulp Fiction Tarantino havia revolucionado o cinema, veio Kill Bill. E quando eu tinha certeza absoluta que com Kill Bill Tarantino havia revolucionado o cinema, me deparo com Bastardos Inglórios.

O filme que tem tudo para arrebatar as categorias mais nobres do próximo Oscar é um verdadeiro vale-tudo de tarantices. Tiroteios, facadas, escalpos, disfarces, holocausto, faroeste, drama, comédia. Some-se a isso atuações antológicas como as de Brad Pitt e Christopher Waltz e você terá a masterpiece de Quentin Tarantino. Ao menos até a sua próxima empreitada, é claro.



E veja ainda hoje:


TOP 10 Vídeos de 2009


TOP 15 Hits de 2009


TOP 10 Musas de 2009


TOP 10 Hypes de 2009


TOP 10 Conquistas de 2009


TOP 10 Presepadas de 2009


TOP 10 Frases de 2009





13 comentários:

Vince disse...

Gostei da lista!!!

Faltou só Entre os Muros da Escola e o filme do Cantoná. Mas aí seriam TOP12, né?

Beijão, lindona...!
=D

BJ disse...

Possabê CADÊ O WATCHMEN aí???

Anônimo disse...

BJ, Watcham com todo respeito, é uma grande PORCARIA ! filme ridiculo !

E acredito que avatar deveria estar em 1 lugar na lista

molho disse...

PQP, colocar avatar numa lista de melhores do ano é foda, mas fazer o que, quem precisa de filmes bons quando se tem o "massa véio"

molho disse...

PQP, colocar avatar numa lista de melhores do ano é foda, mas fazer o que, quem precisa de filmes bons quando se tem o "massa véio"

Anônimo disse...

Jogos Mortais 6 devia está aí

Unknown disse...

uma lista boa mais o G.I.joe era para estar em segundo.

lagunarok disse...

eu não curti bastardos inglorios =X

Concunhado do Walmor disse...

Queria ter visto o Distrito 9 nessa lista, mas de qualquer jeito ta muito bacana!

Ana disse...

Só vi metade da lista. Não se fazem mais cinéfilos como antigamente...

CoisaFina disse...

Uma lista onde todos os filmes postados passaram pelo cinema é piada, precisamos ver além disso. Da lista que faço alguns filmes foram lançados em 2008 ou até antes mas apareceram por aqui em 2009!

Tetro
JCVD
La nana
Sede de Sangue
The Great Debaters
The Visitor
REC
Estômago
A partida
El Secreto de sus Ojos

Anônimo disse...

Primeira lista de respeito que eu vi. Concordo com 90% do que ta ai, só acho que deixe ela entrar é muito melhor que avatar, pelo menos no quesito roteiro.

Anônimo disse...

faltou transformers 2

Related Posts with Thumbnails