28 de mai. de 2008

PERSONALIDADES POLÊMICAS - Galvão Bueno


'BEM AMIGOS DA REDE GLOBO, voltamos agora em definitivo para conferir todas as emoções de Brasil e Argentina. É teste pra cardíaco, amigo. Haaaaaaaaaja coração!'

Se você assiste Casseta & Planeta ou costuma deixar a TV ligada na Globo enquanto rola o futebol ou a Fórmula 1, provavelmente já ouviu esses e outros bordões da voz mais conhecida do Brasil. Seu dono é Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno, o locutor mais polêmico, amado, odiado e xingado da família brasileira.

E por que será que Galvão é tão ‘reverenciado’, chegando a virar nome de rua, celebridade mais lembrada que craques e pilotos e a ser premiado com centenas de comunidades no orkut, sites, faixas e hinos?

A resposta é simples: porque Galvão, além de criar uma certa intimidade com o telespectador (ele nos chama de ‘amigo’ tantas vezes que parece mesmo que o conhecemos), tem opinião. Incapaz de narrar uma jogada inteira sem emitir um comentário, o locutor-torcedor de 57 anos parece não ter nenhum tipo de filtro quando exerce seu ofício: fala o que pensa, discorda dos comentaristas, distribui palpites e lições táticas para técnicos e jogadores, evoca ditados populares e, quando se trata de Brasil, se transforma no Zagallo dos microfones.

Para quem ainda não viu (ou quer rir de novo), segue abaixo alguns motivos que fizeram o locutor carioca se tornar a maior lenda viva do jornalismo esportivo:

Descendo a lenha no Pelé em Rede Nacional:




Perdendo o timing:




Atacando de Isaac Newton:




Trocando as bolas (aqui, ele criou um novo tenor):




Mostrando que sabe tudo de cultura popular:





Podem criticar, zombar, tirar sarro, mudar de canal. Mas é por essas e outras que Galvão é intocável na maior emissora da América Latina, tem um programa só seu e conquistou a liberdade de ser transparente no trabalho e dar as cartas de acordo com o seu jogo.


Pra encerrar, uma singela homenagem da torcida brasileira:





3 comentários:

Anônimo disse...

Eu não gosto do Galvão! Quando eu quero colocar meus DVDs de desenho, meu pai insiste em deixar a TV na Globo para assistir o jogo.

Anônimo disse...

Pô, eu gosto do Galvão....!

Anônimo disse...

Post requentado?
Pilantra!!!

Related Posts with Thumbnails