15 de mar. de 2009

Mallu, pede pra sair

FAZIA UM TEMPÃO que os brasileiros não colocavam para fora todo seu maniqueísmo musical. O que não chega a ser uma surpresa, levando em conta o abismo criativo que tomou conta dos palcos e garagens espalhados pelo país desde que os Cazuzas viraram mal exemplo.

Aí, como quem realmente não quer nada, Mallu Magalhães desabrochou. 15 anos mal completados, jeitinho de menina tímida, franja caída no rosto. Seu cantinho no MySpace já mostrava que ali estava alguém diferenciado: além de cantar, Mallu compõe (em inglês e português), toca diversos instrumentos e desenha com rara sensibilidade.

Em poucos meses seu quartinho online atingiu a expressiva marca de 2 milhões de visitas. Um sinal de que a Juno brasileira, de CD gravado com o dinheiro que recebeu para liberar uma de suas músicas para um anúncio de celular, em breve deixaria a internet para ganhar os palcos alternativos de São Paulo afora. Abriu shows pequenos, médios e grandes, tocou em livrarias e eventos culturais, deu entrevistas e, já aos 16, começou a namorar um cara com o dobro de sua idade. Seu ídolo, por sinal.

Bastou.

Com um perfil completamente diferente de todos os pré-fabricados que tocam nas rádios e interpretam nos programas de tevê, Mallu começou a fascinar. E, em medida infinitamente maior, a incomodar. Enquanto os religiosos fãs da banda do namorado defenderam a cantora, a indústria da fofoca caiu matando em cima do namoro, amparada pelos amantes de unanimidades medíocres que adoram ver a lona pegando fogo.

Ela não canta nada. O que essa menina faz não é música. Quem ela pensa que é pra se vestir assim? Tem que ser muito metida pra ficar cantando em inglês. Tá com ele só para ficar famosa. Dissimulada, fingida, bobinha. Mallu Magalhães? Ugh!

Domingo passado foi a gota d'água.

Convidada para participar do Domingão do Faustão, Mallu protagonizou um dos maiores choques de realidade que a tevê assistiu nos últimos tempos. Com o olho direito pintado à lá Björk e vestindo um paletó bege, parecia que ela tinha errado de porta.



Apresentada à platéia como 'estrela da internet' e 'a rainha dos blogs', Mallu respondeu à maioria da rajada de perguntas com um 'ahã' lacônico, e parecia escolher as palavras para não falar nenhuma bobagem. Quando finalmente o apresentador sem pescoço a deixou falar, após perguntar quem teve a idéia de lançá-la pela internet, Mallu, puxando os cabelos para esconder o rosto, se saiu com essa:

"Bom, é dificil de explicar, porque eu acho que o mundo se movimenta por meio de questões de amor e energia, essa coisa toda que a gente desconhece, né...''

Enquanto eu ria sozinho com a falta de jeito da menina que ainda faz lição de casa, Faustão fez uma cara de whattafuck?!?, e deixou ela cantar a segunda e última música. Como todas as outras um folk alegre, melódico, com aquelas letras meio Baba Cósmica, meio Pato Fu.

Não sei se o mais engraçado era ver a galera batendo palminha tentando marcar um ritmo que não existe ou as bailarinas arriscando uma coreografia que tô tentando entender até agora. Fato é que o videokê do Faustão definitivamente não combina com coisas que fogem muito da linha Ivete-Claudinha-Leonardo-Zezé.



Voltando ao motivo desse post: não compreendo porque tanta mávon com a menina. Ela não usa playback, não faz chapinha, não é filhinha de papai, não mostra o rabo. Responde a todas as perguntas com educação e sinceridade, se esquiva quando o assunto é sua vida pessoal e mantém uma distância sadia dos répteis que dominam a mídia de massa impressa e televisiva.

Não duvido que, em 2 ou 3 anos, Mallu decole uma carreira internacional e estoure nas indie parades de Londres, Dublin e Amsterdã. É o que costuma acontecer com artistas incompreendidos e execrados por aqui.





13 comentários:

Anônimo disse...

eu nao duvido q daqui a dois ou tres anos eu passe a gostar da guria
por enqto, continuo com meu achismo: td calculado!

mas sabe... tenho q concordar quando disse q ela naum apela na roupa e naum faz chapinha... hehe

dari

Anônimo disse...

Ah, eu acho ela fofa!!!

Anônimo disse...

ela tem 25 anos de idade... golpe perfeito da midia hahah!!! Ahhh Mallu...

Anônimo disse...

Pra mim ela é muito da metidabês....

Anônimo disse...

Concordo com o 1º anônimo e com vc na parte dae não fazer chapinha e mostrar o rabo.

Hally disse...

Bom, eu gosto das músicas dela (principalmente quando é pra relaxar depois de umas 5 horas de AC/DC), e me identifico com o jeito dela, pois também não faço chapinha e não mostro o rabo por aí. Ela não se baseia muito em sua imagem, e sim em suas letras meio psicodélicas, com umas batidas diferentes (o uso do banjo, por exemplo). Não é pra se dizer também "Nossa, como esta menina canta bem!", mas ela tem seu valor sim. Quem conhece meu gosto musical me critica quando vê no meu msn que estou ouvindo Mallu Magalhães, mas não me importo. Só acho que ela deveria ser um pouco mais "inteligível" em suas entrevistas, porque realmente, a psicodelia é tamanha que eu sempre fico boiando...

Anônimo disse...

Hally,

Ela só tem 16 anos e certamente não tem nenhum acessor de imagem. Prefiro esse jeito meio do além que as enlatadas de cabeleireiro!

Hally disse...

Convenhamos que é melhor Mallu Magalhães com seu jeito descabelado e suas frases sem sentido fazendo sua música ao vivo do que uma Britney Spears super produzida fazendo playback e pagando da cara dos fãs brasileiros!

huahuahuahuahuahuahuhauhauhuahuahuahua

Anônimo disse...

Pô, eu gosto da Britney!!!! Acho que ela tem um talento indiscutível.

Anônimo disse...

Cê só pode tá de brincadeira né Jones?!?

Hally disse...

Sem querer discutir, loooooooonge de mim, mas a Britney tem sim um talento indiscutível...

Só não sei se estamos nos referindo ao mesmo talento.
Hehe

Sérgio Vieira disse...

Re, vc fumou qd escreveu isso? Alguém já pensou em avisá-la que perguntas merecem respostas de mais de 5 palavras, pelo menos?

Cara,se ela tocar na PJ de Amsterdã, na Vipers de Los Angeles ou qualquer outro lugar das cidades que citou, eu faço o que a gente conversou no msn ehehehehehehehehehehehehe

Anônimo disse...

Serginho,

A sorte está lançada, rapaz.

Absss!!!!

Related Posts with Thumbnails