3 de out. de 2008

Requentar é viver: Kim, Lee e Sakamoto

NADA COMO UM megaevento no maior dos países orientais para embicar no assunto e tirar a dúvida que assola 90% da população:

Afinal de contas, qual é a diferença entre um japonês, um chinês e um coreano?

Para diferenciar as 3 raças de orientais, é preciso ser atento, observador e sagaz. Como faria o sanguinolento Jack, vamos por partes:


JAPONESES



Os japoneses são o melhor povo para aplicar a teoria do 8 ou 80. Ou são discretos, quietos e contidos, se limitando a fazer o necessário para garantir o sushi da família, ou são virados no satangôs, chegados numa algazarra e num sakêzinho.

Você já viu um desses... Suzuki, Yamamoto, Akira, Tadashi
Gosta de andar... de Yamaha - sozinho, com o melhor amigo ou com a namorada
Adora... mangá, um sushizinho, videokê e badulaques da Pucca
Zoa não! Vai que ele luta... sumô ou karatê
Grandes expoentes: o ator Ken Watanabe, Kokimoto do Carrossel (no destaque), Jaspion, Sakuraba e a galera do vale-tudo, Senhor Miyagui e o craque de bola Cazú.


CHINESES

Quando você passa pela rua e se depara com o aroma inigualável de pastel ou yakissoba, pode ter certeza de que o mestre cuca é chinês. Filmes de ação recentes ('O Tigre e o Dragão', 'O Clã das Adagas Voadoras'), orientais muito belas e contorsionistas de bigodinho costumam ser de lá também. Se a dúvida persistir, apela para o nome: se tiver um 'Lee' ou 'Li', já Elvis.

Você já viu um desses... Lee, Li, Chan, Cheng, Shin
Gosta de andar... de bicicleta - curte socializar
Adora... dragões, molhinho agridoce e badulaques da Pucca
Zoa não! Vai que ele luta... kung-fu!
Grandes expoentes: o ator Jet Li, a musa do Street Fighter Chun Li, o pivô de basquete Yao Ming e Sean Poo, nosso correspondente nas Olimpíadas de Pequim.


COREANOS

Se você é chegado em tecnologias 'pilatas', certamente já tratou com um coreano. É ele que sempre diz que o aparelho é tão bom quanto o original, que compensa comprar o de 'doi diga' e que não adianta insistir: ele NÃO aceita cheque.

Você já viu um desses... Jin, Kim, So, Po, Ha, Park
Gosta de andar... em bando, com penteados alternativos, piercings e munhequeiras, pique malandrão. As meninas adoram colocar aquele pomponzinho maroto no cabelo (aprovado).
Adora... parafernalhas tecnológicas, churrasquinho e badulaques da Pucca
Zoa não! Vai que ele luta... Taekwon Do
Grandes expoentes: o nadador Park Tae-hwan, ouro nos 400m livre em Pequim e Yunkin Kim, o pitelzinho do Lost aí em riba.

Agora, da próxima vez que você sentir vontade de apelidar seu colega oriental, güenta a mão. Antes de soltar o 'Japa' ou o 'China', faça uma breve análise de seu visú, chassi e comportamento. Aposto um doce de feijão que você acerta em cheio!

...


* E para quem se perguntou por eles no caminho, Jackie Chan e Bruce Lee são de Hong Kong (tá dentro da China, mas por tudo que passou - e pela linda bandeira - merece ser colocado como caso à parte).



3 comentários:

Anônimo disse...

Obligado pela mençon, Jo-jo San =)

Anônimo disse...

E o Ang Lee, cineasta???

Anônimo disse...

O Ang Lee é de Taiwan, cabeçudo!

Related Posts with Thumbnails