EM CARTAZ - A Culpa é do Fidel
VIA DE REGRA, filme com criança é sinônimo de filme bom (eu particularmente gosto demais de produções feitas sob a ótica infantil). No entanto, se o diretor não tiver em mãos atores mirins de talento, o resultado final pode ficar comprometido, o que vem acontecendo com uma certa frequência. Felizmente, esse não é o caso do brazuca 'O ano que meus pais saíram de férias', do chileno 'Machuca' e do francês 'A Culpa é do Fidel', que vai para as suas últimas semanas em cartaz.
A CULPA É DO FIDEL ('La Faute à Fidel', 2006)
Drama, 100 minutos.
Roteiro: Julie Gavras e Arnaud Cathrine, baseado no livro de Domitilla Calamai
Com: Nina Kervel-Bey, Julie Depardieu, Stefano Accorsi, Benjamin Feuillet
Sinopse: A vida da família da pequena Anna (Kervel-Bey) muda completamente após a morte de seu tio espanhol, um reacionário do governo Franco. Seu pai (Accorsi) e sua mãe (Depardieu) deixam sua espaçosa casa e seus trabalhos para trabalharem na eleição do chileno Salvador Allende, virando a vida de princesa de Anna de ponta-cabeça.
♠ Bastidores:
*Julie Gravas, diretora do filme, é filha do celebrado cineasta grego Costa-Gravas;
*Julie Depardieu é filha de Gerard Depardieu, astro maior do cinema francês contemporâneo;
*O filme é uma adaptação do livro Tutta Colpa di Fidel, da jornalista italiana Domitilla Calamai.
♠ Informações retiradas do site Omelete
Por que assistir: Apesar de ser classificado como drama, o filme é leve e muito divertido. A francesinha Nina Kervel-Bey não parece estar atuando em nenhum momento, tão autêntica e espontânea que é em suas reações e discussões com todos que a contrariam. Benjamin Feuillet está adorável no papel do irmão caçula, sempre com uma daquelas perguntas cabeludas que só uma criança inocente e viva é capaz de fazer. Com o mesmo pano de fundo de 'Machuca' (eleições e golpe do comunista chileno Allende), o filme de Julie Gravas sabe bem como dosar humor e tensão. Contudo, seu maior mérito está nas mensagens espalhadas de forma sutil e muitas vezes metafórica ao longo dos 100 minutos de fita, transmitidas a cada diálogo da família Dela Mesa, a cada troca da babá dos irmãos e a cada indagação da espivetada e geniosa Anna.
Avaliação: @@@@@ IMPERDÍVEL!!!
Trailer:
5 comentários:
É melhor que Machuca?????
É francês??? E eu achando que era latino... Bão, se a Holly ta botando imperdível, coisa ruim num é!
Holly, sou viciada em cinema tbm!!! Mas esse eu não assisti...
Parece ser mtooo legal, espero que ainda esteja passando em algum cinema!!! Vc já assistiu 'Sweeney Todd'?
Holly, pq o filme chama A culpa é do Fidel, se passa na França?
Holly, muito bom garota!!!!
Só uma coisinha: o Allende, do Chile, não era comunista e sim socialista, pois existiam os dois partidos e ele era do segundo.
Bjo!
Postar um comentário