4 de ago. de 2009

That's enough.

SE TEM UMA COISA que me tira do sério e me faz ter vergonha de ser humano é a violência gratuita contra os animais. Sim, porque a violência entre nós pode ser completamente descabida (e via de regra é), mas está longe de ser gratuita (seja lá o motivo idiota que achem para um coitado pagar a conta).


Lembro que quando tava na escola, tivemos que fazer um trabalho sobre ONGs. Ao escolher a minha, não tive dúvidas: fui direto no Greenpeace. Além de ter a oportunidade de conversar com alguns ativistas heróis - que arriscavam a vida por uma causa - tive acesso a um material que mais parecia um filme do Tarantino, com um pout-pourri sangrento de caça às baleias, filhotes de foca e outras espécies incapazes de fazer mal a uma lesma.

Pois bem: me envolvi tanto com a(s) causa(s) que me tornei voluntário, e lá fiquei por 2 anos. Não cheguei a ser escalado para subir numa lancha e me posicionar entre o arpão e o pescoço do golfinho, mas fiz parte de alguns movimentos que até outrora me pareciam caça-níqueis oportunistas. Ledo engano!

Acontece que por conta do meu neverending trampo e de outras atividades que um dia hei de largar mão, não tive mais tempo de me dedicar aos animais. O que vem se mostrando um erro estúpido, visto que minhas 3 cachorras se dedicam a mim irrestritamente, por mais que eu as ignore quando vêm em minha direção com a bolinha na boca. Shame on me...

Isso tudo é pra dizer que hoje eu recebi um email com um abaixo assinado liderado pela PETA, ONG internacional que luta pelos direitos dos animais. A aberração da vez é a 'descamação' de furões por chineses, que são brutalmente espancados e têm sua pele arrancada, com o coração ainda pulsando. Afinal de contas, é preciso seguir vestindo nossas madames refinadíssimas, que desfilam com seus casacos e cachorros que comem picanha no café da manhã.

O vídeo é para quem tem estômago e coração de aço. Como os meus não são, chorei até arder os olhos. Não quero fazer campanha, e muito menos discutir a idoneidade da instituição - que assim como o Greenpeace tem sido colocada em xeque por muitas pessoas.

Mas se conseguir plantar uma semente de revolta em seu coração, já me dou por satisfeito. De minha parte, vou descruzar os braços, reavivar meu contato com o Greenpa, com a WWF e ver tudo que posso fazer para devolver ao mundo tudo que ele me deu.

Ah... E se de alguma forma Você tiver lendo isso aqui, peço desculpas pela minha omissão todos esses anos. Vou tirar a poeira da minha espada e voltar pra batalha. Palavra.




8 comentários:

Jo-jo disse...

Tô contigo nessa, Jiraya. Vamos lá essa semana???

BJ disse...

Não acho que daqui dê para fazer muito, mazenfim... tô dentro!

Marion disse...

xiiiiii quando esse aí fica bravo sai de perto!!!!

Vince disse...

Opa!Opa!! Alguem aí falou em salvar o mundo?

Contem com o meu trabuco. =D

Pitinha disse...

Muito bom como sempre!! Só um pequeno equívoco no 1o. parágrafo, pois violência contra crianças, idosos e mesmo contra as mulheres (estupros) são tão covardes quanto.

carrossel de emoções disse...

Tony, vc é lindo!!

Odára Raquel Kunkler disse...

Me revolto também contra essas atrocidades todas, e ainda mais contra a violência e falta de respeito contra os bichos mais próximos da gente, como gatos e cachorros. Aqui em Natal tem uma porrada na rua. E quando um carro ou um ônibus vê o bicho na rua, em vez de frear acelera pra não dar tempo pro bicho escapar. Uma tristeza. Hoje mesmo tirei do meio da rua um filhote de gato atropelado. Ainda estava quente. Quem foi o infeliz? Não sei. Pra muita gente é normal atropelar um gato, chutar um cachorro, judiar por diversão. Quando eu vejo, parto pra porrada. Mas o que fazer mais? Na maioria das vezes, chegamos muito tarde... Gostei do post. Como faço pra entrar em contato com essa galera?

Tony disse...

Odara,

Estamos retomando o contato com o pessoal do Greenpeace, falamos tb com a WWF.

Assim que tivermos uma idéia de como podemos contribuir (além da parte financeira), entramos em contato com você.

Um grande beijo,

Tony

Related Posts with Thumbnails