12 de mai. de 2010

Álbum de Figurinhas


ESTAVA EU CAMINHANDO PELA Paulista em busca do Big Mac perdido quando escuto uma voz empolgadíssima:

"Aaaaaaaah não acredito, tirei o Verón!!!"

Olho pra trás e me deparo com um sujeito de terno e gravata, 35-40 anos, maleta a tira-colo e um bolo de pacotes de figurinhas nas mãos. Como uma criança de 10 anos, ele sorri de orelha a orelha, todo pimpão por ter conseguido um cromo difícil. Ao seu lado, 3 colegas de trabalho o parabenizam com tapinhas nas costas, tão embasbacados quanto o amigo sortudo.

O responsável por esse momento, digamos... atípico, é o álbum de figurinhas da Copa do Mundo. Maior agregador social não alcoólico/alucinógeno/psicodélico do momento, ele vem fazendo a alegria das crianças de todas as idades, cores e classes sociais. E sexo também: ontem mesmo na banca da esquina, enquanto folheava a Playboy da Maroka (sen-sa-cio-nal), uma menina de uns 20 anos comprou 50 pacotinhos de uma tacada só. "São para o meu irmãozinho, tô ajudando ele!" Sei, sei.  

Assim como ela, milhares de moçoilas e marmanjos colocaram para fora a criança que normalmente aparece em outras ocasiões, como salões de cabeleireiro e jogos de futebol. Para você ter uma idéia do tamanho da bagunça, faculdades como a PUC/SP param completamente nos intervalos para os alunos fazerem o escambo. Redações de revistas e escritórios de advocacia anunciam nos murais as figurinhas que faltam para completar o álbum. Praças de cidades do interior/litoral viraram formigueiros aos domingos, que ganharam um novo passatempo além do bingo e da quermesse. Teve até quadrilha que roubou um caminhão de pacotinhos!

Colecionar figurinhas tem também alguns lances peculiares, que fui descobrir observando. Balançar o pacotinho pela ponta antes de abrir dá sorte, brilhante só troca por brilhante, figurinha da seleção vale 5 e os craques, quando saem do pacotinho, são celebrados como se fosse gol do Brasil. E dá-lhe tapinha nas costas!

Bem que poderia ter Copa todo ano. Para as pessoas se levarem menos a sério, interagirem com desconhecidos sem fazer juízo de valor e abrirem um baita sorrisão pelo simples fato de terem tirado o Verón.




3 comentários:

MJ disse...

Eu ainda nao completei o meu!!!!
Alguem tem repetidas pra trocar comigo???

Carolina Torres de Castro disse...

E colecionar figurinhas leva a outra brincadeira muito divertida: bafo!

Quando eu era pequena me misturava com os meninos para jogar, meu pai ficava puto por eu gostar dessas "brincadeiras de menino"! :P

Adoro o blog, parabéns!

Vince disse...

COMPLETEEEEEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIEEEE!!!!!

Related Posts with Thumbnails